quinta-feira, julho 27, 2006

Carnaval e Futebol

“Nessa terra a dor é grande e a ambição pequena, carnaval e futebol”, não precisaria de mais nenhum verso da canção “Tieta”, de Caetano Veloso, para tratar dos dois maiores orgulhos do Brasileiro e ao mesmo tempo dos dois principais meios de alienação. Ao mesmo tempo que encanta, agita, alegra e orgulha, tanto o carnaval como o futebol, ambos nos alienam e mascaram a verdadeira realidade do Brasil. Orgulhosos do nível de habilidade de cada um dos nossos jogadores e das lindas mulheres e envolventes músicas do carnaval brasileiro, esquecemos dos nossos maiores problemas e dificuldades.

Envergonhamo-nos da nossa corrupção, criminalidade e má distribuição de renda. Mas em compensação nos escondemos atrás da fama do nosso futebol e carnaval, para mostrarmos ao mundo que enfim temos algum talento, que apesar de tudo significamos alguma coisa. Posso afirma-me como patriota nato, e também torcedor da nossa seleção brasileira, mas me pergunto: o que seria das nossas eleições se tivéssemos ganho o titulo mundial? Longe de qualquer pretensão ou campanha política, apenas imagino o presidente Lula com um sorriso no rosto cumprimentando um a um dos nossos “heróis” nacionais em plena véspera de eleição. E de uma forma ou de outra, tirando a sua lasquinha, como se ele também fosse um dos heróis na conquista do titulo. Não era nascido, mas já ouvir falar muito a respeito do tricampeonato mundial brasileiro, que tudo não passou de uma jogada política, para tirar da cabeça dos brasileiros a crise que estávamos passando. Assim como a França em 1998, aliviou e muito as tensões políticas que vivia, com a conquista do titulo.

Não posso contestar da alegria que o carnaval e o futebol nos trazem, tamanha condição de felicidade que engole nossas preocupações e problemas e nos faz esquecer de tudo. Mas que problema teria em ser feliz? O que há de errado nisso? Nada, na felicidade nada. Mas o esquecer dos problemas nos afasta dele, mas não os resolve e a cada campeonato de futebol e carnaval, as dificuldades e os problemas se renovam, e nunca conseguimos resolve-los. E não só de carnaval e futebol vive o homem, assim que precisamos substituir alguns do nosso time político e entrosar os corretos que ficam, acertando os passos e a batida do nosso Brasil. Mas, infelizmente, “nessa terra a DOR é grande, e a AMBIÇÃO pequena, carnaval e futebol”.


Bruno Sales

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Maaannn

SHOWWW

só isso
xD

abraço

28.7.06  
Anonymous Anônimo said...

Eu conheço estas linhas... eu conheço este menino!

Sucesso, querido!

6.8.06  
Anonymous Anônimo said...

Oi Bruno,

Vi um link para seu flog no blog de Zeca Peixoto (meu professor) e de lá, parei aqui.
Parabéns pelas palavras. Um dia consigo escrever em um blog assim como você e o Peixoto!
Passei para parabenizá-lo e pedir que não deixe de postar seus textos... tô esperando o próximo. Afinal, a última postagem foi em 27 de julho e já estamos em agosto! rs
Muito sucesso para você... com certeza, vai longe.
Ah, sua descrição está ótima.. adorei! Nunca desista dos seus sonhos. Até o próximo post.

Liana

9.8.06  
Anonymous Anônimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

17.8.06  

Postar um comentário

<< Home

Subastas GratisMotos de Segunda ManoComprar MusicaAlquiler de VacacionesGuia de Servicios